sábado, novembro 05, 2005

Morreu Rosa Parks

ícone dos direitos cívicos nos EUA


Só hoje me dei conta, mas a notícia aqui fica:
Faleceu, na cidade norte-americana de Detroit, aos 92 anos de idade, uma das mais famosas personalidades do moderno movimento dos direitos cívicos nos Estados Unidos.
Rosa Parks, uma costureira, ganhou notoriedade há 50 anos na cidade de Montgomery, no Estado norte-americano do Alabama.
Foi no dia 1 de Dezembro de 1955 que Rosa Parks entrou num autocarro na cidade de Montgomery.
Ao abrigo das regras na altura, os passageiros negros deviam ceder os seus lugares aos brancos e viajar em pé se não houvesse mais assentos vagos.
"O motorista do autocarro disse que se eu me recusasse a ceder o lugar ele chamaria a polícia. Disse-lhe que não me importava. A polícia chegou e eu fui detida".
Rosa Parks foi multada em 14 dólares por infracção à lei e foi levada para a prisão.
Depois do incidente do autocarro, milhares de negros na cidade de Montgomery boicotaram, durante 381 dias, todos os autocarros na cidade.
O líder do boicote era um então praticamente desconhecido ministro da Igreja Baptista, Martin Luther King que se tornou famoso pela sua luta contra a discriminação.
Os protestos levaram à criação, em 1964, da Lei dos Direitos Cívicos, que baniu a discriminação racial nos Estados Unidos.
Foi este gesto de uma mulher do povo que contribuiu para a mudança de mentalidades. Por isso aqui a homenageamos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Granda mulher!!!