quarta-feira, novembro 05, 2008

A inveja é um sentimento ruim


A inveja é um dos sentimentos mais torpes e difíceis de serem eliminados da alma humana. Todos a conhecemos, muitos a sofremos e outros tantos a exercitam na forma como apreciam os outros. Parecendo quase inócuo, trata-se entretanto de um dos vícios que mais causa sofrimento à humanidade.
Uma mãe há dias desabafava comigo a propósito da formatura da filha:
– Sinto-me orgulhosa de ver a minha filha formada, mas nem imagina a inveja que isso tem provocado em certas pessoas. Que foi pena ela não ter escolhido outro curso. Que o que ela tirou não dá grandes hipóteses de emprego. Que a minha (dela) filha não foi para a universidade mas já tem um bom emprego. Que a minha, coitada, vai ter dificuldade em governar-se. Etc., etc..
Respondi-lhe que não ligasse, porque sempre ouvi dizer que a inveja é que faz falar.
Lembrei-me deste desabafo ao ler a seguinte história:
Um dia, um certo lavrador enquanto limpava o suor, olhou para um camionista que passava na estrada e disse para consigo:
– Feliz daquele camionista que ganha a vida sentado e à sombra. Ele pode viajar e conhecer o mundo, enquanto eu aqui agarrado à terra.
Por seu lado, o camionista, a um certo momento, foi ultrapassado por um carro de luxo, conduzido por um empresário. O camionista cobiçou esse carro dizendo:
– Quem me dera ter a vida de um empresário: bom automóvel, sem patrões, sem horários...
Mais à frente, o empresário teve de parar num semáforo e viu um avião. Disse então para consigo:
– Como deve ser agradável a vida de um piloto: viaja gratuitamente e conhece o mundo inteiro.
Entretanto, o piloto do avião avistou no meio de um campo um ponto escuro. Verificou que era um lavrador e disse para consigo:
Que bela deve ser a vida calma de um camponês. E eu aqui no ar, longe da minha família e dos meus amigos, nesta vida agitada de um lado para o outro. Como eu gostava de passar a vida no campo!
Lição desta história: todas as vidas têm as suas coisas boas e más. E a melhor coisa é cada um saber tirar o que de bom a sua vida contém.

4 comentários:

Ecclesiae Dei disse...

Peçamos a Deus que nos ajude a vencer toda a inveja - a nossa e a dos outros!
Uma ótima quinta feira para você

Anónimo disse...

Sentimento ruim e destrutivo. Fala a experiência.

PDivulg disse...

Não será por inveja que esta crise financeira surgiu? Querer ter mais e melhor quando na realidade não se pode???

Em contra-corrente disse...

Parece que ninguém está contente com a vida que tem. E se a trocassem com a maioria dos africanos ou mesmo dos asiáticos?!
Talvez assim perdessem a mania da inveja.