domingo, outubro 09, 2005

Um lutador contra Hitler

Leão de Münster foi beatificado

Hoje mesmo, dia 9 de Outubro, na Basílica de São Pedro, durante a Santa Missa, o cardeal José Saraiva Martins beatificou o bispo de Münster (Alemanha) que condenou os programas de eutanásia e a perseguição dos judeus realizada pelo nazismo. Com a beatificação deste generoso pastor, a Igreja convida-nos «a imitar seu testemunho valente e fiel nas vicissitudes de nossa época» - declarou o Cardeal português que o beatificou.
O novo Beato, cardeal Clemens August von Galen, é conhecido como o «Leão de Münster», pela maneira como ergueu a sua voz contra Hitler. Ocorre que, sendo bispo de Münster durante o período nazista, fez-se ouvir em defesa dos direitos dos pobres, dos enfermos, protestando com força contra a eutanásia, contra o sequestro de mosteiros e conventos e contra a perseguição de judeus ou a expulsão de religiosos. Para não criar sublevações por causa das denúncias contra a eutanásia pronunciadas pelo prelado, Hitler ditou em 3 de agosto de 1941 uma ordem para bloquear oficialmente a execução do programa de eutanásia. Este já não foi retomado em grande escala, ainda que tenha continuado a prática em situações particulares e mais ocultas. O cardeal agora beatificado é um exemplo para a Igreja de hoje que não deve calar-se perante os erros e as agressões contra a vida e outros direitos humanos. O Sumo Pontífice Pio XII o fez cardeal, mas um mês depois morreu santamente de peritonite», relatou o cardeal Saraiva em 20 de dezembro passado, data em que a Santa Sé promulgou um decreto de reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão e que deu lugar à sua beatificação.

3 comentários:

Anónimo disse...

Blogs go corporate
Blogging has come a long way from its roots as simple online diaries. Now corporations are getting in on the act.
Find out how you can buy and sell anything, like things related to private road construction on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like private road construction!

Anónimo disse...

Bloggers have God on their site
Web is helping spread the faith Gannett News Service When Lee Anne Millinger got the grim news that she needed a kidney transplant, prayers for her well-being began to flow from her family, her Presbyterian ...
Find out how you can buy and sell anything, like things related to private road construction on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like private road construction!

Anónimo disse...

Era preciso ser um homem de coragem e fé para se opor ao Hitler.
É de pessoas destas que precisamos para salvar o nosso mundo de tantas práticas desumanas