sábado, abril 05, 2008

Vale a pena reagir


Um amigo enviou-me um comentário sobre a falta de uma Bíblia nos quartos de um hotel em Beja. E relata a sua estranheza. Tem andado por muito lado e sempre encontrou ou na cómoda ou nas gavetas da mesinha de cabeceira as Sagradas Escrituras. Mas naquele hotel não havia.
"Será porque estamos em terras onde predominam os comunistas" – pergunta. "Será que o proprietário não é crente e faz disso alarde?"
E o nosso leitor diz que perguntou aos empregados mas não lhe souberam dar uma resposta convincente.
"Para a próxima não vou para um tal hotel" – garante-nos.
Isto fez-me lembrar o que li há tempos nas Selecções do Reader's Digest. Num dos países nórdicos, talvez a Dinamarca ou Suécia, onde alguém refilou contra a presença da Bíblia no quarto do hotel. Protestou junto da gerência do hotel. Esta transmitiu o protesto à respectiva cadeia. Em consequência, foram retiradas todas as Bíblias dos quartos.
Só que por ali passou alguém que reagiu à falta da Bíblia. E depois outro e outro.
Moral da história: eram mais os que refilavam e prometiam não voltar do que o tal (e único) que primeiro tinha reagido à presença daquele Livro sagrado. E aquela cadeia de hotéis voltou a colocar uma bíblia em cada quarto do hotel.
Isto é sintomático de que o que conta para muitos empresários é o lucro. E se a gente se cala, são as minorias que levam a melhor.
Louvamos, pois, aquele nosso leitor que fez sentir a falta de uma Bíblia no hotel de Beja. Talvez isto seja uma ideia a pôr em prática por outros. Neste e noutros aspectos.


5 comentários:

Anónimo disse...

A Bíblia devia estar em tudo quanto é sítio. Mas o mais importante é que ponham em prática o que ela diz. O que raramente acontece.

joaquim disse...

É verdade Padre amigo, mas também é verdade que o cristão quando viaja se devia fazer acompanhar da sua Biblia...não pesa assim tanto...
E como o anónimo diz, que não seja só para ler, mas para viver.

Abraço amigo em Cristo

antonio disse...

Tirando os EUA, não me lembro de ter encontrado uma Biblia num quarto de hotel.

Mas quase sempre tenho a CNN!

Mas o anónimo tem razão, e como tu dizes, que seja para a viver.

Ecclesiae Dei disse...

Várias vezes me deparei com a falta da Bíblia em hotéis que me hospedei, e nunca pensei em reclamar, talvez por carregar sempre a minha, mas realmente, uma boa idéia é essa de mostrar que ela faz falta. Quem sabe não é essa uma forma de trazê-la de volta aos hotéis?
Abraços em Cristo

PDivulg disse...

Não tenho pernoitado muito em hoteis, mas as poucas vezes em que o fiz nunca vi nenhuma bíblia... Mas como disse o Sr. Anónimo "mais importante é que ponham em prática". Ou seja vivê-la no coração...