terça-feira, dezembro 06, 2005

Honremos a nossa Padroeira

O culto a Maria


Vamos celebrar a 8 de Dezembro Maria, a Mãe de Jesus, com o título de Imaculada Conceição. Ela é, há muitos séculos, a padroeira de Portugal.
O nosso povo tem grande devoção a Nossa Senhora desde há muitos séculos e as suas aparições em Fátima só vieram incrementar ainda mais esse culto, como ainda há pouco o demonstrou em Lisboa. No entanto, volta e meia ouço ou leio críticas de irmãos protestantes acerca disso, como se fosse verdade que adoramos Maria como se de uma deusa se tratasse. Não! A Igreja Católica ensina que tudo em Maria tem raiz, orientação e sentido cristocêntrico. Isto porque tudo nela parte e se refere à sua condição de Mãe virginal de Cristo, que é Deus. É a maternidade divina de Maria a explicação do cumprimento de seu mistério e missão; é sua razão de ser, seu condicionamento prévio e posterior: ela é a Bem-aventurada porque fez a vontade de Deus.
E é para admirar esta crítica porque os fundadores do protestantismo foram também eles devotos de Maria. Martinho Lutero, no "Comentário do Magnificat" escreveu:

"Quem são todas as mulheres, servos, senhores, príncipes, reis, monarcas da Terra comparados com a Virgem Maria que, nascida de descendência real (descendente do rei David) é, além disso, Mãe de Deus, a mulher mais sublime da Terra? Ela é, na cristandade inteira, o mais nobre tesouro depois de Cristo, a quem nunca poderemos exaltar o suficiente, a mais nobre imperatriz e rainha, exaltada e bendita acima de toda a nobreza, com sabedoria e santidade."
E Calvino, escreveu no «Corpus Reformatorum»:
"Não podemos reconhecer as bênçãos que nos trouxe Jesus, sem reconhecer ao mesmo tempo quão imensamente Deus honrou e enriqueceu Maria, ao escolhê-la para Mãe de Deus" .
Não tenhamos medo de exaltar Maria e lhe pedir as suas bênçãos. Isso mesmo fez Lutero na sua obra citada acima:
"Peçamos a Deus que nos faça compreender bem as palavras do Magnificat... Oxalá Cristo nos conceda esta graça por intercessão de sua Santa Mãe! Amén" .

2 comentários:

Anónimo disse...

Nestes dias peçamos a Maria que ajude todos os homens a viver na unidade da Fé em Deus.

Anónimo disse...

Será que os fundadores do protestantismo eram idólatras?!
Porque é que tantos protestantes nos chamam isso a nós?