quinta-feira, novembro 01, 2007

Igreja na América Latina


Um inquérito recentemente fei-to na América Latina constatou que a Igreja Católica é de longe a instituição mais respeitada nesse continente: 71% da população dizem que confiam na Igreja Católica.
Trata-se dum continente muito religioso mas onde há muitas e variadas religiões. O santuário de Nossa Senhora de Guadalupe é de longe o mais concorrido de todo o mundo.

Os partidos políticos (22%), o Congresso (27%) e o Poder Judicial (36%) são os que ocupam os últimos lugares entre as instituições em que os povos da América Latina mais confiam, segundo a pesquisa Latinobarómetro 2006. Nada muito diferente do que acontece em muitos outros países. Os três são os protagonistas mais frequentes do noticiário negativo. A reforma política ajudaria, pelo menos aqui, a mitigar a crise de credibilidade dos partidos e do Congresso.

No topo da lista, estão os bombeiros (82%), a Igreja Católica(71%), a rádio (69%) e a televisão (64%). O presidente vem em sexto lugar (47%), e os jornais em oitavo (44%), empatados com as Forças Armadas.

6 comentários:

Alma peregrina disse...

Huuuummmm!!! Desconfio...

Aqui em Portugal também há aproximadamente 90% de católicos e, em Fevereiro último, ganharam os pro-"choice"...

Será que essa confiança na Igreja Católica dos povos da América Latina não é um misto de superstição popular e Teologia da Libertação?

Cá para mim, países verdadeiramente católicos no Mundo só há 3: Vaticano (que não é país, mas estado), Polónia e Malta. Os restantes (Portugal, Espanha, Irlanda, Itália, Brasil etc...) são mais fachada.

Cumprimentos

Ver para crer disse...

Kephas:
Seja como for já é bom que a Igreja Católica tenha uma boa imagem.
Até...

antonio disse...

Não deixa de ser curioso que na América Latina se confie na Igreja e nos bombeiros. Se calhar são os únicos que não falham no momento de aflição.

Espero que essa confiança não traduza companheirismo na desggraça, mas sim na caminhada espiritual.

Anónimo disse...

A confiança das massas é altamente vulnerável. Extremamente manipulável pelo poder Informativo que alimenta as mentes incapazes de sondar e buscar as razões secretas daquilo que nos é apresentado.
A igreja na América Latina e os dados estatísticos que apresentas são resultado da verdade das massas e não do quotidiano.

PDivulg disse...

Concordo com o comentário do antónio, provavelmente que junto á desgraça só os bombeiros e a igreja dão algum conforto...

Padre Vítor Magalhães disse...

Dados importasntes, causas importantes,...