quinta-feira, junho 07, 2007

Eucaristia



A Fé da Igreja dos primeiros séculos

— Grande mesa é aquela em que os manjares são o próprio Senhor da mesa! Ninguém se dá a si mesmo aos convivas em alimento; isto fá-lo Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é quem convida, Ele é o alimento e a bebida para nos saciar. (S. Agostinho, Sermões).

— Assim como o pão, que é fruto da terra, depois da invocação de Deus já não é pão ordinário e corrente, mas Eucaristia, composta de dois elementos, o terrestre e o celeste, também os nossos corpos, recebendo a Eucaristia, já não são totalmente corruptíveis, porque têm a esperança da ressurreição (S. Ireneu, Tratado contra as heresias).

— Desde que o próprio Cristo disse: "Isto é o meu Corpo", quem ousará duvidar de que verdadeiramente é o Seu Corpo? (S. Cirilo de Jerusalém).

— Queres honrar o Corpo de Cristo? Mão permitas que seja desprezado nos seus membros, isto é, nos pobres que não têm que vestir, nem O honres aqui no templo com vestes de seda, enquanto lá fora O abandonas ao frio e à nudez.
Deus não precisa de vasos de oiro, mas de almas de oiro. Ao dizer isto não quero impedir que se façam ofertas ao templo; o que quero é pedir que além dessas, e antes dessas, se pense na esmola aos pobres. Deus recebe de facto aqueles dons; mas agrada-lhes mais a caridade para com os pobres (...)
De que serviria adornar a mesa de Cristo com vasos de oiro, se Ele morre de fome na pessoa dos pobres? (...) Por conseguinte, enquanto adornas o templo, não esqueças o teu irmão que sofre, porque este templo é mais precioso que o outro (S. João Crisóstomo, Homilias).

4 comentários:

antonio disse...

Stº Agostinho chama-nos a atenção para esta singularidade da nossa fé: um Deus que se entrega totalmente.

Caros Amigos disse...

"De que serviria adornar a mesa de cristo se Ele more de fome na mesa dos pobres?"
Palavras que nunca é de mais meditar...

Anónimo disse...

Lindas frases que nos dão o pensar dos primeiros mestres da Igreja!

Catequista disse...

Um bom post para reflectir. Reflectir e pôr em prática!

Bom fim de semana