quinta-feira, junho 14, 2007

Compromisso


Como noticiámos, o Papa foi há dias ao Brasil para inaugurar a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, em Aparecida.
Ficam aqui alguns extractos do compromisso que aqueles bispos querem que sejam assumidos por toda aquela parcela do povo de Deus:

Assumimos o desafio de trabalhar para dar um novo impulso e vigor à nossa missão.

Renovamos a nossa fé, proclamando com alegria: Jesus é o caminho que nos permite descobrir a verdade e alcançar a plena realização de nossa vida!

A nossa maior alegria é ser seus discípulos! Ele chama cada um de nós pelo próprio nome, para conviver com Ele e enviar-nos a continuar a sua missão (cf. Mc 3, 14-15).

Identificados com o Mestre, a nossa vida é movida pelo impulso do amor e no serviço aos demais. Este amor implica uma contínua opção para seguir as Bem-aventuranças.


Todos somos chamados a ser discípulos e missionários, a ser Igreja de braços abertos, que sabe acolher e valorizar cada um dos seus membros. Por isso, no nosso serviço pastoral, façamos que todos, ao serem valorizados, se possam sentir na Igreja como em sua própria casa.


Queremos ser uma Igreja que aprende a rezar e ensina a rezar. Uma oração que nasce da vida e do coração e é ponto de partida de celebrações vivas e participativas que animam e alimentam a fé. Que ninguém fique de braços cruzados.


Reafirmamos a nossa opção preferencial e evangélica pelos pobres. Comprometemo-nos a defender os mais fracos, especialmente as crianças, os doentes, os incapacitados, os jovens em situações de risco, os idosos, os presos, os migrantes.


Convocamos todas as forças vivas da sociedade para cuidar da nossa casa comum, a Terra, ameaçada de destruição. Queremos favorecer um desenvolvimento humano e sustentável, baseado na justa distribuição das riquezas e na comunhão dos bens entre todos os povos.

Queremos abraçar todo o continente para lhe transmitir o amor de Deus e o nosso. Desejamos que este abraço alcance também o mundo inteiro.

8 comentários:

Anónimo disse...

Bom programa para os cristão sulamericanos e para todos nós.
Levemo-lo para a vida!

Anónimo disse...

De acordo.

Maria João disse...

Que Deus Pai nos dê cada vez mais missionários.

Amén

Possato Jr. disse...

Olá!!!

Tô passando por aqui pela primeira vez! Gostei e espero que não se incomodem de eu adicioná-los aos meus favoritos!

Estejam à vontade para vir me visitar!

Quero apenas situar melhor o Joaquim Costa: A Conferência vale para toda a América latina! Ou seja: Também nossos irmãos da América Central livre (o que não inclui as colônias estadunidenses) e os mexicanos participam do CELAM!

Em relação ao "contra a corrente"... Desculpem a piadinha... Mas é engraçado que ele esteja de acordo, não!?! Hehehehe...

Paz & Bem!!!

Zé Luiz.

Ver para crer disse...

Estejam à vontade, amigos peregrinos.
Vou também pô-los nos meus favoritos.

antonio disse...

Todo um programa de evangelização. Espero que os cristãos o assumam na sua humildade, cientes que somos todos filhos de Deus: brancos, pretos, amarelos e mesmo até os colonizados.

Que ninguém se sinta mais próximo de Deus por condição, pois apenas a nossa fé e oração nos aproximam Dele.

Elsa Sequeira disse...

Olá!

Passei por cá!!!
Pois que juntemos todos as nossas mãos, e que trabalhemos muito para fazer a vontade de Jesus!

Muita força!!

Possato Jr. disse...

Bah... Bem-feito pra mim...

Fui falar em colônias estadunidenses, né...

Ex-colônias!!! Ex-colônias!!!

O comentário do Antonio me fez pensar: Como será a imagem dos americanos (sim... brasileiro também é americano) perante os europeus?

Está adicionado, amigo "ver para crer"! Quando quiser nos visitar, estamos às ordens!

Paz & Bem!!!

Zé Luiz.