quinta-feira, março 02, 2006

Confirmação

Igreja do México


Uma sondagem levada a cabo pela empresa Ipsos-BIMSA deu a conhecer a consistência nos níveis de confiança na Igreja Católica por parte da população mexicana. A Igreja Católica, naquele país americano, goza de uma imagem predominantemente positiva, pois 78% da população têm uma boa opinião sobre a mesma.

Não obstante os ataques constantes da imprensa secular e de alguns intelectuais, a Igreja Católica segue ocupando o primeiro lugar em níveis de confiança dos cidadãos, seguida pelo Exército. As mulheres (81%) confiam mais na Igreja que os homens (75%). Somente 8% dos mexicanos têm uma má opinião da Igreja Católica.

Os três atributos que durante a pesquisa mais se associam com a Igreja Católica no México são: ordem (70%); ajuda aos outros (67%) e respeito pelos direitos humanos (66%). Durante 2005, a empresa fez uma pesquisa internacional, tomando em conta dez países da América, Europa e Ásia, na qual o México, junto com os Estados Unidos, se revelaram os países onde a maior porcentagem de pessoas considera a religião como uma parte muito importante de sua vida (85% em ambos casos).

De acordo com o que acontece noutros países, as mulheres (81%) confiam mais na Igreja que os homens (75%). Somente 8% dos mexicanos têm uma má opinião da Igreja Católica.

2 comentários:

Em contra-corrente disse...

«Os três atributos que durante a pesquisa mais se associam com a Igreja Católica no México são: ordem (70%); ajuda aos outros (67%) e respeito pelos direitos humanos (66%)».
Quem dera que todos os tivéssemos.
Bjs.

Confessionário disse...

Fiquei contente com esta notícia tua. No mundo ocidental em que vivemos, vale a pena dar conta de que há quem valorize ainda a Igreja...
Mas, já agora, amigo (e em tom de brincadeira!), de que lado ficamos nós os padres, que somos Igreja e somos Homens!?