terça-feira, julho 01, 2008

Religião na Rússia


Como sabemos, na Rússia e seus satélites foi implantado o comunismo, no século passado.
Segundo os historiadores, isso custou muitos milhões de assassínios. O ateísmo era uma das grandes ideias dos seus mentores. E isso custou muitas vidas.

Mas - ironia da história! - passados estes quase 100 anos, o ensino religioso volta a fazer parte do currículo escolar das crianças russas.

Quase vinte anos depois do derrube do comunismo da URSS (União Soviética) e do retorno da religião à vida pública, muitas cidades russas estão a decretar que as crianças devem familiarizar-se com a Igreja Ortodoxa Russa e com a religião.

As aulas vêm sendo incluídas no currículo, por insistência dos líderes da Igreja, e não só, para quem a queda do comunismo deixou os russos sem qualquer ideal de vida digna e honesta e, devido ao ateísmo, sem defesas espirituais e religiosas.

Derrubado o comunismo, começaram a proliferar os piores vícios sobretudo entre a juventude, pois a liberdade tudo permite, se não há uma formação capaz que se oponha à degradação do indivíduo e da sociedade.

14 comentários:

Em contra-corrente disse...

Cristo tem sempre a última palavra ou não fosse Ele Deus.
O Imperador romano Juliano o Apóstata, quando chegou a imperador de Roma, proibiu a religião cristã, que um dos seus antecessores - Constantino - tinha tornado livre. Todo o seu reinado foi uma luta contra essa religião.

Conta-se, porém, que quando já estava mortalmente ferido numa batalha contra os persas, em 26 de Junho de 363, remoendo-se de raiva, lançou contra o céu um punhado de sangue de sua ferida, exclamando: «Venceste, Galileu».

E esta frase tornou-se como que um acto de fé e esperança na vitória final de Deus e do Seu Cristo.

Anónimo disse...

A Rússia é a prova insofismável de que o ateísmo se vira contra as pessoas. Sobretudo as mais débeis.
As pessoas são livres de acreditar ou não em Deus e numa vida para além da morte, mas quem não acredita acaba por não ter motivos para ser bom e fugir ao mal.

Caros Amigos disse...

Comunismo=morte
Cristo=Vida

Anónimo disse...

Uma coisa que me surpreende muito:
a Paciência de Deus.
Às tantas permite, ou envia, um "castigo" e depois espera que os homens pensem. É bom que os homens saibam pensar...
FF

Anónimo disse...

A religião é uma força motriz para o que há de melhor no homem.
Quando não existe, o indivíduo corre perigo assim como a sociedade.
Irene Martins

Anónimo disse...

Veja esta notícia e opine:

«Segundo as últimas pesquisas e informações contidas na própria Bíblia, não há dúvidas: Jesus era mesmo extraterrestre. Isto explica muitos milagres até há bem pouco tempo negados pela ciência que não aceitava como verdadeiras as informações passadas através dos tempos. Não poderia ser possível que gerações, anos após anos, tivessem contanto apenas uma fábula ou que mentissem, como dizem alguns.»

«Graças a muitos estudiosos que fizeram um trabalho praticamente às escondidas, justamente para não serem desacreditados, tanto pelas empresas que bancavam suas pesquisas, como também pela própria religião, hoje podemos ver claramente quem foi Jesus, sua obra, missão e quando voltará. Agora, se Ele já era grande, se torna no mínimo, centenas de vezes maior.»


«Esta conclusão não faz por desmerecer de forma alguma Jesus Cristo e a religiões que dele se originaram, já que amplia consideravelmente o conhecimento que temos ou tínhamos sobre nossa galáxia ou mesmo sobre o universo e, de quebra, do próprio criador do Cosmos.»


«Se Jesus com todos os seus poderes ainda não é a forma personificada de algum Deus terreno, ao menos comprova que ele é bem maior do que a visão limitada centrada no homem que a Igreja tinha até então. Inclusive, já há um movimento no próprio Vaticano para apresentar em breve um relatório sobre tudo isso. Quando todos esperavam justamente que os governos se manifestasse, é justamente a Igreja Católica que deverá sair na frente. O mais incrível é que os governos, principalmente dos EUA, sempre esconderam a verdade, e com razão diga-se de passagem.»
Veja o link:
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=5967

Em contra-corrente disse...

Aónimo:
Com que então jesus é um extraterrestre!!!!
Acreditas mesmo nisso???!!!

Anónimo disse...

Se extraterrestre significa que é um ser que habita fora da terra, talvez seja de acreditar.
Que é um habitante de outros astros, sai fora.

Anónimo disse...

Esta notícia só mostra o quanto o Homem precisa de Deus e como o Homem sem Deus (ou querendo ele próprio ser deus...) fica perdido e sem rumo.

Sofia

Anónimo disse...

Sem Deus my god!!!

Joaquim Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
joaquim disse...

Há uns anos, aproveitando um congresso sobre termas estive em Moscovo quase 7 dias.
Impressionou-me vivamente a vivência cristã daquele povo e o respeito pelo sagrado.
A Catedral de Moscovo que tinha sido destruida por Staline, estava já reconstruida quase totalmente paga com dinheiro do povo, que como sabemos não é propriamente rico na Rússia.
A perseguição torna a Igreja mais forte, mais coesa, mais unida, mais testemunha do amor de Deus aos homens.
Abraço amigo em Cristo

Ecclesiae Dei disse...

sem Deus não dá mesmo!

Marlene Maravilha disse...

Eu acho importante , a educacao religiosa nas escolas. É um pouco mais de respeito e limites, que sabemos ser também importantes para viver no mundo.