sexta-feira, julho 27, 2007

Amoras de silvas


Hoje deixo aqui estas amoras. E o convite a ir colher mais.

Dizem os entendidos que a amora das silvas é depurativa, contém potássio, fósforo e cálcio. Tem acção diurética e digestiva, além de servir como adstringente quando usada na pele.

Alguns componentes destas amoras podem contribuir para prevenir o mal de Alzheimer, segundo um estudo publicado no mais recente número da revista Chemistry & Industry.

Os cientistas que elaboraram esse estudo chegaram à conclusão que certos componentes das amoras, a antocianina e os polifenólicos, têm um efeito protector muito forte nos neurónios.
"Esses componentes também têm efeito nas células do hipocampo extraídas do cérebro", declarou James Joseph, um dos autores da pesquisa.

Segundo Joseph, da universidade Tufts de Boston, há "provas" de que a antocianina e os polifenólicos protegem contra o Alzheimer, embora não esteja claro ainda de como o fazem exactamente.

Trata-se da primeira vez que se demonstra cientificamente que as amoras ajudam a proteger as células do cérebro, já que outras pesquisas realizadas previamente sobre este assunto apontavam simplesmente que actuavam como antioxidantes, segundo o artigo publicado pela Chemistry & Industry.

Saia , pois, de casa e vá pelos campos fora. Ainda encontrará as deliciosas amoras silvestres.

terça-feira, julho 24, 2007

Papa irá à China?


«A Igreja católica de Pequim espera poder receber o Papa Bento XVI na China e orar por ele», declarou nesta terça-feira o vice-presidente da Associação Católica Patriótica da China, Liu Bainian, em entrevista ao jornal La Repubblica. «Espero com todas as minhas forças poder ver um dia o Papa celebrar aqui, em Pequim, uma missa para todos os chineses», afirmou Liu.

Por seu lado o papa Bento XVI considera "um pouco complicada" uma viagem à China.
«Não posso dizer nada nesse momento. É um pouco complicado», respondeu o Papa, que se encontra de férias nos Dolomitas (norte da Itália), falando a jornalistas sobre a possibilidade de viajar à China.


Esta atitude positiva da igreja controlada pelo regime comunista chinês acontece depois da carta que Bento XVI dirigiu aos fiéis chineses em 30 de Junho, convidando-os a ser "bons cidadãos e colaboradores respeitosos e activos em favor do bem comum de seu país".


Agência AFP

sexta-feira, julho 20, 2007

Vontade de viver


Médicos chineses desenvolveram um dispositivo especial que está a dar mobilidade a um homem que, em 1995, sofreu um acidente e foi cortado transversalmente ao meio, próximo à altura da cintura, por um camião.

Peng Shulin ficou imóvel numa cama por mais de dez anos, mas graças ao invento dos médicos do Centro de Pesquisa e Reabilitação da China, em Pequim, agora está a voltar a andar.
Depois do acidente, Peng precisou da ajuda de vinte médicos que conseguiram mantê-lo vivo. Sem as pernas, o homem que ficou com apenas 78 cm de altura, começou em 2006 a fortalecer seu corpo para voltar a realizar tarefas simples como lavar o rosto ou escovar os dentes.
A ideia dos médicos - como se vê na foto - foi criar um aparelho semelhante a um "copo", equipado com pernas mecânicas.


Um hino à vida é esta vontade de viver, decerto com muitas dificuldades e sofrimento.

sexta-feira, julho 13, 2007

Divórcio express triplicou rupturas na Espanha


O Instituto de Política Familiar (IPF) denunciou que dois anos depois da promulgação da lei do divórcio express, que agiliza os trâmites do divórcio e o permite por qualquer motivo, triplicou-se o número de rupturas matrimoniais na Espanha.

O IPF publicou o relatório "Aos dois anos da lei do divórcio express", que avalia o impacto da norma. Esta lei eliminou o tempo de separação prévio (prazo de reflexão) ao acesso ao divórcio, permite a unilateralidade e não exige uma causa para o divórcio.

"Se a ruptura familiar teve uma evolução muito negativa na Espanha durante os últimos anos, nestes dois últimos anos, e depois da aprovação da lei do divórcio express, o incremento foi de tal envergadura que, entre outras coisas, os divórcios triplicaram neste tempo", sustenta o IPF.

Se assim continuar, em 2010 por cada casamento celebrado, haverá uma ruptura de outro.
E estará ainda mais em causa a estabilidade familiar, o bem dos membros da família, sobretudo crianças, e a saúde psíquica de muita gente.

O Instituto da Política da Família propõe medidas que considera imprescindíveis para abordar a problemática da ruptura matrimonial na Espanha como a rectificação e/ou derrogação da Lei de extensão do divórcio de 2005; a elaboração de uma Lei de prevenção e mediação familiar; a criação e/ou potencialização dos centros de Orientação e Terapia familiar; a criação da mesa sobre a ruptura familiar; a criação de uma subcomissão não permanente no Congresso para analisar a ruptura familiar na Espanha e recomendar as mudanças legais necessárias; um plano nacional sobre o matrimônios dos jovens; campanhas de sensibilização e de conscientização da importância do matrimônio e a família; um plano integral de apoio à família; e medidas sobre protecção dos cônjuges e filhos quando a ruptura definitiva se produziu.

sábado, julho 07, 2007

Não podia estar mais de acordo


«Apresento o caso concreto da despenalização da interrupção voluntária da gravidez ou, melhor, do abortamento. Houve um referendo, com os resultados conhecidos, apontando para uma lei moderada. Na campanha e até na noite da votação, apresentou-se como modelar a lei alemã.

Em ordem a uma decisão - e isso é tanto mais verdade quanto mais grave -, é de bom senso ter o máximo de informação possível. Ora, foi publicada recentemente em Diário da República a portaria que regulamenta a nova lei, e, quando se lê, pergunta-se o que leva o Estado, que deve proteger a vida, a ter receio de dar directamente mais informação à mulher que quer abortar. Porquê tanto receio no aconselhamento? Porque é que o esclarecimento sobre os apoios do Estado à maternidade e nomeadamente a possibilidade de adopção é remetido para folhetos?

Mas o que é intolerável mesmo é a isenção de taxas moderadoras para as mulheres que decidem abortar. Não é legítima a equiparação às grávidas e futuras mães, e é uma injustiça social, quando se pensa nos doentes que têm de pagá-las, sendo os mais pobres a pagar cada vez mais pelos serviços de saúde. Porque não há apoios nos problemas da infertilidade?

Afinal - e isto é o mais grave -, muita gente andou enganada: tinha sido dito que o referendo tinha como objectivo a despenalização, quando realmente a intenção parece ser liberalizar.»


Excerto do artigo do P.e Anselmo Borges no Díario de Notícias de 7-07-2007.

Leia todo o artigo.

quinta-feira, julho 05, 2007

Igreja Patriótica e a carta do Papa



A Associação Patriótica Católica da China (APC)- a Igreja controlada pelo Estado - já veio saudar as «boas intenções» de Bento XVI, dois dias após a divulgação
de uma carta na qual o Papa pede uma «autêntica liberdade religiosa» no país.

«A carta do Papa destaca as suas boas intenções», declarou
à AFP o vice-presidente da APC, Liu Bainian, ligado ao Partido
Comunista Chinês.
«O Papa expressou o seu amor e interesse pelos fiéis da China», apontou, referindo que «as anteriores cartas papais se opunham ao comunismo e queriam punir os membros da Igreja patriótica chinesa».


No sábado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China pediu à Santa Sé que não crie novos obstáculos na melhoria da relações bilaterais.
Para o restabelecimento de relações diplomáticas, a China exige que o Vaticano deixe de reconhecer Taiwan como país independente (obtendo aparentemente o consentimento do Vaticano, neste ponto) e que o Vaticano aceite também a nomeação dos bispos chineses por parte da APC controlada pelo Estado. Nesta questão, contudo, a posição da Santa Sé tem-se mantido inalterável.


Embora o Partido Comunista Chinês se declare oficialmente ateu, a Constituição chinesa permite a existência de cinco Igrejas oficiais (Associações Patrióticas), entre elas a Católica, que tem 5,2 milhões de fiéis. Segundo fontes do Vaticano, a Igreja Católica "clandestina", ligada ao Papa e fora do controlo de Pequim, conta mais de oito milhões de fiéis.

A Associação Patriótica Católica (APC) foi criada em 1957, para evitar «interferências estrangeiras», em especial do Vaticano, e para assegurar que os católicos viviam em conformidade com as políticas do Estado. A partir da década de 80 do século passado, a APC passou a procurar a aprovação do Vaticano para os seus Bispos, em segredo.
E o Papa na carta diz aceitar mesmo os bispos que não pediram a aprovação.

Creio que não tardará o acordo entre o Vaticano e o governo chinês. As declarações do vice-presidente daquela Associação parecem indicar isso mesmo.

segunda-feira, julho 02, 2007

Porque será?!


O Jornal de Notícias escrevia ontem, dia 1 de Julho:

«Tony Blair, se se converter, não será mais do que um rosto público do caminho de regresso à fé católica de milhares de ingleses, a maioria proveniente da Comunhão Anglicana. A maior diocese católica londrina, Westminster, baptiza, em cada ano, 800 novos católicos. A nível da Inglaterra, pode dizer-se que a Igreja Católica recebe 5000 novos fiéis adultos cada ano, vindos da Comunhão Anglicana, de outras igrejas e de agnósticos e de ateus convertidos».


Mas não é só na Inglaterra que se dá este fenómeno. Nos Estados Unidos, por exemplo, passam para a Igreja católica todos os anos mais de 170 mil adultos e, nestes últimos anos, foram admitidos no catolicismo cerca de quinhentos pastores ou sacerdotes protestantes.

Na França, onde recebem o baptismo cerca de 9 mil adultos por ano, converteu-se recentemente o "bispo" luterano Michel Viot.

E não é só gente anónima. Muitas figuras de renome têm passado para a Igreja católica nos últimos anos. O que é de admirar, num tempo em que a Igreja Católica é criticada por tudo e por nada.