quarta-feira, junho 29, 2005

Poeira para os olhos

Aborto
Depois do chumbo do referendo sobre o aborto que o PS queria fazer em Junho ou Julho, por parte do Presidente da República , por não ser época adequada, vem agora de novo o PS lançar a ideia de o fazer lá para o fim do ano, quando é sabido que também não é altura que preste para levar os portugueses às urnas, cansados de tanta eleição.
Mas é preciso fazer esquecer as faltas às promessas que este partido também fez sobre não subida de impostos e agravamento das condições de vida. E o aborto pode fazer uns tantos desviar-se desse assunto.
Dizem que não há ninguém preso por fazer aborto; quase todos os médicos estão contra e usam a objecção de consciência para não o fazer; há clínicas privadas que o fazem abertamente. Para quê um referendo?!
Só se for para atirar areia para os olhos dos portugueses cansados de maus políticos!...

domingo, junho 26, 2005

S. João

Os santos populares

Nada melhor para ver as raizes de um povo, como verificar as suas tradições. E aí está.
Mesmo os não crentes celebram os santos populares.
Quem duvida das raízes cristãs da Europa?!

quinta-feira, junho 23, 2005

Ai de mim se não evangelizar!...

Evangelho com rock


O Pe. Jony, pároco numa localidade de Tarragona, em Espanha, descobriu uma maneira muito particular de cumprir a sua missão de sacerdote: tem a sua própria banda de Rock, e acaba de apresentar o seu primeiro disco, "Provocando a Paz". A foto não engana: este Padre de 38 anos procura "a vertente mais espiritual e inconformista" que se pode encontrar na música. O seu álbum, aliás, apela à revolução... contra as injustiças da globalização que prejudica cada vez mais os pobres. Para dar o exemplo, os lucros deste disco serão oferecidos à ONG "Mãos Unidas", para a realização de um projecto educativo na Guatemala. Uma digressão por várias cidades de Espanha servirá para reunir mais receitas para o projecto na Guatemala.

terça-feira, junho 21, 2005

Povo infeliz

Portugueses descrêem dos políticos

Um estudo divulgado há dias em Bruxelas revelou que os portugueses são dos que mais se sentem infelizes com a vida que levam. Numa questão sobre se os cidadãos estão satisfeitos com o rumo da sua vida, Portugal apresenta uma "taxa de satisfação" de 72%. Menos satisfeitos na Europa alargada só cinco povos, todos de novos Estados-membros: Lituânia (60%), Hungria (62), Estónia (65), Letónia (66) e Eslováquia (67). Os mais satisfeitos são os holandeses (97%), seguidos de dinamarqueses (93%), finlandeses (93), espanhóis, suecos e cipriotas (todos com 90%), sendo a média europeia de 82%.Por outro lado os portugueses são quem menos se interessa pela política entre os cidadãos dos 25 Estados da União Europeia, com 45 por cento dos inquiridos a assumirem o seu "distanciamento" e só 53 por cento a afirmarem-se interessados na actualidade política. O interesse dos portugueses pela política fica bem abaixo da média europeia (67 por cento) e muito aquém de países como a Holanda (86 por cento) e Dinamarca (85), onde se registam os valores mais elevados. O afastamento dos portugueses relativamente à política traduz-se ainda na resposta à questão sobre se as pessoas deveriam envolver-se mais na vida política, com apenas 57 por cento a dizerem que sim.Alguma comunicação social mostrou-se admirada com estes dados mas um observador atento da vida política portuguesa sabe que o povo tem razão para estar descontente. No século XX, tivemos quase cinquenta anos de ditadura e depois do 25 de Abril quiseram impor-nos uma ainda mais forte. Dos governantes que se seguiram aos pretensos ditadores Vasco Gonçalves e Cunhal – agora falecidos – poucos se mostraram com jeito para o cargo.Desde há anos, estamos mergulhados numa crise económica que tem feito a vida amarga – e Deus queira que não continue por muitos anos – a muitos milhões de portugueses.Quem se admira pois que o povo se declare infeliz e descrente dos políticos?
M. V. P.

segunda-feira, junho 20, 2005

A Fé dos europeus

Eurobarómetro

A União Europeia acaba de publicar um estudo sobre as crenças sobrenaturais dos seus residentes. Por ele vemos que 82 por cento acreditam em Deus ou numa Força sobrenatural equivalente. São apenas 18 por cento os que dizem que não acreditam.Crêem em Deus 95% dos habitantes de Malta e da Turquia; 90% dos Cipriotas e Romenos; 81 por cento dos Portugueses e dos Gregos; 80% dos Polacos; 74% dos Italianos; e 73% dos Irlandeses. Para além dos que nestes e noutros países dizem acreditar ao menos numa Força espiritual.Por exemplo, oitenta e um por cento dos portugueses dizem acreditar que existe um Deus, 12 por cento acreditam que existe pelo menos alguma espécie de força espiritual, e apenas seis por cento não acreditam na existência de um Deus ou de uma força espiritual.O Eurobarómetro dedicado a «Valores sociais, Ciência e Tecnologia», e encomendado pela CE, revela ainda que a religião e a espiritualidade continuam a ter um papel importante em toda a Europa. Estes dados contradizem o que se vai ouvindo aqui e acolá, e são confirmados por outras sondagens. Uma delas – e já lhe fizemos referência – diz-nos mesmo que pela primeira vez desde os anos 60 do século XX, os jovens franceses são mais religiosos que as gerações precedentes.Essa sondagem do "European Values Survey" constata que a tendência para uma descida progressiva do sentimento religioso sofreu uma inversão. Quem nasceu após 1964 manifesta-se mais religioso do que os seus irmãos mais velhos e, até, que os seus pais.Yves Lambert, sociólogo das religiões, é peremptório: «se olharmos os dados, confrontando-os com a perspectiva traçada pelos últimos trinta-quarenta anos, vê-se bem que nos encontramos numa época de incremento espiritual.A morte de João Paulo II e a eleição de Bento XVI manifestou bem que a Igreja Católica consegue mobilizar multidões imensas, sobretudo de gente jovem.Um anterior Eurobarómetro mostrou que a confiança depositada na Igreja Católica recebe um índice de confiança de 70 por cento dos portugueses e 63% consideram que Deus é «extremamente importante» nas suas vidas.
M. V. P.

Manifestação

Partido socialista de Espanha comporta-se como partido radical


A comunicação social espanhola tem acompanhado o diferendo entre Zapatero e os bispos católicos , o mesmo é dizer, entre parte considerável da sociedade espanhola e os seus governantes.Ontem mesmo houve uma grande manifestação em Madrid, que alguns dizem Ter chegado a um milhão de pessoas.Em causa estão as medidas do executivo de Zapatero no que diz respeito ao divórcio "rápido" e à legalização dos casamentos homossexuais, que inclui o direito à adopção de crianças.Será que isto vai beneficiar alguém.Apressar os divórcios, sem tentar congraçar casais desavindos a quem interessa?Entregar crianças a casais de homossexuais não as irá prejudicar?Não chegaria proteger mais os homossexuais? Será que a instituição milenar do casamento ou matrimónio tem alguma coisa a ver com o acasalamento de pessoas do mesmo sexo? Porque é que não ouço falar em referendar esta questão?Fico à espera que alguém me ajude a entender...

domingo, junho 19, 2005

Até em Taiwn

Esta internet é o máximo

Vejo que este Blog já chegou à Índia e até à China. Sempre gostava de saber se é algum português dessas bandas que cá veio parar. Seja quem for, receba um forte abraço. Aguardo contacto.Este é um meio de comunicação maravilhoso.
M. V. P.

segunda-feira, junho 13, 2005

A S. António

Como fostes grande, amigo!

Viveste só 36 anos e marcaste indelevelmente a tua passagem pelo mundo.Viveste e escreveste:«Deus nada mais busca e nada mais aprecia no ser humano do que um coração em que esteja a lei do amor»E a tua vida foi doação a Deus e ao próximo.Grande exemplo para mim e tantos outros!...

domingo, junho 12, 2005

As utopias

Vasco e Cunhal


Não tenho nada contra as utopias. A não ser que elas se virem contra a humanidade!Morreram duas pessoas que sonharam um mundo diferente. Até aqui tudo bem. Todos têm o direito de sonhar.Felizmente o povo português não lhes deixou concretizar o sonho. Se não, éramos capazes de ter muitos "gulags" e sangue derramado. Como na União Soviética e na China. Portugal acordou a tempo. Ainda bem.Isto não quer dizer que os comunistas não sejam úteis numa democracia. Aí todos têm um papel a desempenhar.E Cunhal, dum modo especial, contrabalançou o capitalismo que foi e é uma ameaça aos direitos dos pequenos. Teve um papel especial neste aspecto, se não ainda estaríamos pior.Por isso acho bem que haja um dia de luto nacional. Ele mereceu-o pela sua coragem e verticalidade!

quinta-feira, junho 09, 2005

Males que vêm por bem

Igreja sul-americana é apreciada
Acabo de ler que um estudo realizado pela instituição chilena "Latinobarómetro" revelou que a Igreja Católica continua sendo, para 75% dos latino-americanos, a instituição mais confiável e respeitada, acima de políticos, jornalistas, empresários, policiais e membros do poder Judiciário. Em nove anos, aumentou a percentagem de pessoas que confiam na Igreja Católica. Cresceu de 67 para 75%.Todos sabemos que o continente sul americano tem sido assediado por numerosas seitas religiosas que conseguiram nos primeiros tempos uma mudança de muita gente dita católica para as suas fileiras. Isso assustou os responsáveis mas também teve um efeito benéfico pois obrigou a uma consciência maior do que é ser católico. E os resultados estão agora a ser evidentes.Nunca se estudou tanto a Bíblia e se deu tão grande importância à formação religiosa. Até eu mesmo o sinto através da página de www.ansiao.net/index1.html . As secções de Doutrina e Bíblia são muito procuradas no Brasil, a ponto da percentagem de brasileiros que abrem o Site estar sempre a aumentar, desde que elas ali foram postas.

quarta-feira, junho 08, 2005

Crucifixos

Preocupação da ministra


Segundo lemos, a ministra da educação está preocupada com os crucifixos que ainda continuam pendurados em algumas salas de aula. Isto porque apareceu há tempos uma associação que reclama contra estes sinais de cristianismo em edifícios públicos.Ninguém discute a legitimidade desta associação ou de outra qualquer reclamar contra o que quer que seja. Mas já podemos discutir se é lícito um ministério fazer-lhe a vontade contra o sentir da maioria. Até porque se assim for, o governo tem toda a legitimidade de proibir os funerais e as procissões que levem objectos religiosos. E parece que ninguém tem essa coragem laicista.Por mais que alguns se desunhem, um Estado nunca pode ser totalmente 'neutro', como o mostra a manutenção das festas e dos feriados e até as concepções de fundo que presidem ao estabelecimento do justo e do injusto, do permitido e do interdito. Nisto como noutras coisas tem de se ter em conta o sentir das maiorias, que toda a democracia tem de respeitar, embora sem ofender as minorias.O caso das profanações do Alcorão na prisão de Guantánamo, por parte dos americanos tem sido criticada por muito boa gente – mesmo sem religião. E isto porque não se pode tolerar a ofensa aos símbolos religiosos de ninguém. Há que respeitar os sentimentos de cada qual. Por isso, parece-nos que o que foi feito em França sobre os sinais religiosos – véus muçulmanos, cruzes e símbolos judaicos ou doutras religiões – vai contra os direitos da pessoa humana: todos têm direito a manifestar a sua religião mesmo por via de símbolos.Se o Ministério da Educação quiser seguir os ditames da associação referida tem de permitir o ensino particular com as mesmas regalias e ajudas do oficial. Para dar a todos os pais o direito de transmitir a seus filhos a educação que desejarem!Que não seja a imagem de Cristo crucificado a andar agora em bolandas. Ela representa o mais significativo gesto de amor da humanidade. E faz parte da nossa cultura e da nossa história. Doutro modo tem de se substituir a nossa bandeira nacional que tem as chagas de Cristo e de trair a nossa história, a mais antiga da Europa.
M. V. P.