sábado, abril 22, 2006

Ainda o preservativo!...


Acho "estranho" que os meios de comunicação social continuem a dar relevo a declarações de dignitários da Igreja sobre o preservativo como "mal menor". Já ouvi isso tantas vezes que acho que dizer o contrário (há alguém que o diga?!) é que era notícia.
Será que as declarações de D. Martini são assim tão revolucionárias?
Transcrevo-as em parte:


«O arcebispo emérito de Milão considerou que, na luta contra a sida, o uso do preservativo pode constituir, «nalgumas situações, um mal menor» e recordou os casais em que um dos cônjuges sofre da doença.
Estas opiniões são expressas pelo cardeal Carlo Maria Martini durante uma longa conversa com o cirurgião Ignazio Marino, publicada hoje no semanário italiano «L¿Espresso» e em que tratam, entre outros, assuntos como as células estaminais, a fecundação assistida e as adopções.
Ao abordar o tema da Sida e a sua expansão, o jesuíta assinala que «há que fazer tudo para combater» a doença.
«Sem dúvida, a utilização do preservativo pode constituir nalgumas situações um mal menor», se, por exemplo, «um dos esposos padecer de sida, fica obrigado a proteger o outro e este deve poder proteger-se».
Religioso e médico falam também de fecundação assistida, dos embriões congelados durante anos sem que se decida o seu destino e a possibilidade de uma mulher ser fecundada com o sémen de um terceiro na impossibilidade de o ser com o do seu cônjuge.
Martini declara-se «prudente» ao falar sobre a fecundação através de uma dador, tal como quando se trata de decidir «sobre a sorte dos embriões, de outra forma, destinados a morrer e cuja implantação no útero de uma mulher, ainda que solteira, pareceria preferível à pura e simples destruição».

4 comentários:

CVJ disse...

As "explicações" não vendem. Por isso arranjam-se frases bombas para chamar a atenção. Mas isso já é tão batido que por vezes toca o ridículo.
Agora que o homem fala do que sabe e com autoridade, lá isso fala.
Continuação.

Filipe Resende disse...

Pois é! Concordo que o achar o contrário é que deveria ser notícia... mas... assim se vê a opinião geral das pessoas sobre a Igreja Católica: RETROGADA!
Se calhar muitos necessitam que os ajudemos a ver melhor que afinal a Igreja, em muitos aspectos não é tanto assim!
Concordo que de facto é um homem de Deus... do Deus AMOR!

Confessionário disse...

Pois... As pessoas só sabem o que a comunicação ensina, e a comunicação só ensina aquilo que vende. Conclusão: somos uns vendidos! Temos de lutar contra isto, amigo.

Anónimo disse...

olha pa nao sei se é com preservativo ou se é sem preservativo nao sei, normalmente os filhos sao planeados e nao surgem por acaso...........