Não tive tempo de me despedir
-
[image: Waving Goodbye Sunset Images – Browse 787 Stock Photos, Vectors,
and Video | Adobe Stock]
O pai estivera com ele na mesa de jantar na noite anterio...
quinta-feira, novembro 01, 2007
Igreja na América Latina
Um inquérito recentemente fei-to na América Latina constatou que a Igreja Católica é de longe a instituição mais respeitada nesse continente: 71% da população dizem que confiam na Igreja Católica.
Trata-se dum continente muito religioso mas onde há muitas e variadas religiões. O santuário de Nossa Senhora de Guadalupe é de longe o mais concorrido de todo o mundo.
Os partidos políticos (22%), o Congresso (27%) e o Poder Judicial (36%) são os que ocupam os últimos lugares entre as instituições em que os povos da América Latina mais confiam, segundo a pesquisa Latinobarómetro 2006. Nada muito diferente do que acontece em muitos outros países. Os três são os protagonistas mais frequentes do noticiário negativo. A reforma política ajudaria, pelo menos aqui, a mitigar a crise de credibilidade dos partidos e do Congresso.
No topo da lista, estão os bombeiros (82%), a Igreja Católica(71%), a rádio (69%) e a televisão (64%). O presidente vem em sexto lugar (47%), e os jornais em oitavo (44%), empatados com as Forças Armadas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
Huuuummmm!!! Desconfio...
Aqui em Portugal também há aproximadamente 90% de católicos e, em Fevereiro último, ganharam os pro-"choice"...
Será que essa confiança na Igreja Católica dos povos da América Latina não é um misto de superstição popular e Teologia da Libertação?
Cá para mim, países verdadeiramente católicos no Mundo só há 3: Vaticano (que não é país, mas estado), Polónia e Malta. Os restantes (Portugal, Espanha, Irlanda, Itália, Brasil etc...) são mais fachada.
Cumprimentos
Kephas:
Seja como for já é bom que a Igreja Católica tenha uma boa imagem.
Até...
Não deixa de ser curioso que na América Latina se confie na Igreja e nos bombeiros. Se calhar são os únicos que não falham no momento de aflição.
Espero que essa confiança não traduza companheirismo na desggraça, mas sim na caminhada espiritual.
A confiança das massas é altamente vulnerável. Extremamente manipulável pelo poder Informativo que alimenta as mentes incapazes de sondar e buscar as razões secretas daquilo que nos é apresentado.
A igreja na América Latina e os dados estatísticos que apresentas são resultado da verdade das massas e não do quotidiano.
Concordo com o comentário do antónio, provavelmente que junto á desgraça só os bombeiros e a igreja dão algum conforto...
Dados importasntes, causas importantes,...
Enviar um comentário