segunda-feira, outubro 31, 2005

Pensar na morte ...

... para celebrar a vida


Miguel Ângelo - Capela Sistina


Ontem passei por várias floristas que de manhã e de tarde se atarefavam a servir os clientes, pressurosos de ir até ao Cemitério, onde repousam os corpos dos seus amigos e familiares falecidos.
Amanhã é a festa de Todos os Santos. Santos inocentes e convertidos, cristãos e pagãos, casados e solteiros, crianças e adultos, canonizados ou apenas reconhecidos pela fama popular.
Todos os que viveram no amor de Deus e dos outros participam já da Glória. São para nós exemplo porque foram também sujeitos a muitas tentações e desânimos e não se deixaram vencer.
São frutos da graça e da liberdade que encontraram a sua morada na alegria de Deus. Como diz Emmanuel Kant (1724-1804), essa «é uma felicidade que a razão nem sequer ousaria desejar, mas que a revelação nos ensina a esperar firmemente confiantes.»
O cristianismo não é uma religião da morte mas da Vida. E da Vida para sempre!

6 comentários:

Anónimo disse...

Se pensássemos mais nas contas que temos de dar a Deus, o mundo seria bem diferente, para melhor.
Mas ninguém vai escapar ao juízo de Deus!
J. Costa

Anónimo disse...

Pensar na morte mas não nos mortos.
É que mortos são os que não se salvam, os que se condenam.
O dia de Todos os Santos é um dia de alegria e não de luto como muitos o vivem. É o dia em que celebramos o Triunfo, a Glória dos salvos.
E mesmo o dia 2 é dia de festa, porque celebramos os que estão a caminho da salvação. Ainda não estão no Céu mas para lá caminham!
Suzana Mendes

Anónimo disse...

Não entendo porque há dois dias a rezar pelos que morreram. Ou estão condenados ou salvos! Já não interessa rezar por eles. O que tinha que ser já foi.
Ramiro Dias

Ver para crer disse...

Ramiro, isto não é mania da Igreja católica. São celebrações muito antigas. O grande S. Agostinho,do século IV, no seu comentário a uma cata dum colega bispo, faz referência à oração pelos defuntos como podes ver no post que vou colocar neste blogue.

Catarino disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Catarino disse...

Olá, gostei muito do seu blog!vejo que percebe muito de Doutrina da Igreja, posso saber o que faz na vida? Gostaria também que desse um pulinho ao meu blog... Um abraço