sexta-feira, novembro 04, 2005

Diálogo ecuménico

Optimismo na Rússia


Especialistas em diálogo com a Igreja ortodoxa russa vêem com optimismo os frutos da visita a Moscou do arcebispo Giovanni Lajolo, secretário do Vaticano para as Relações com os Estados.

«Actualmente, predomina em ambos lados um certo optimismo em relação à normalização das relações entre católicos e ortodoxos e o diálogo ecuménico», afirmou Peter Humeniuk, especialista em Relações com a Igreja russo-ortodoxa de «Ajuda à Igreja que Sofre» (AIS), no regresso duma viagem à Rússia.

O especialista, que acompanhou na sua visita o secretário-geral daquela Organização católica, Norbert Neuhaus, explicou: «Este ano, com o falecimento do Papa João Paulo II e a eleição de Bento XVI, os assuntos católicos estiveram muito presentes nos meios de comunicação russos. A apresentação do livro de Neuhaus, “Valores cristãos da democracia”, em Moscou, foi um êxito».

«O senhor Neuhaus celebrou também reuniões com bispos ortodoxos e visitou vários projectos subvencionados pela AIS, em particular os seminários», revela Humeniuk.

Em relação à visita a Moscovo da semana passada do secretário vaticano para as Relações com os Estados, Humeniuk disse: «À raiz da visita do arcebispo Lajolo abriu-se uma nova perspectiva para o diálogo e a cooperação com a Igreja ortodoxa russa».

Sem comentários: