domingo, outubro 02, 2005

Na França laicista

Pais acham importante o ensino da religião

O jornal católico La Croix publicou uma sondagem segundo a qual 67 por cento dos pais e avós franceses consideram ser muito importante a transmissão da religião às crianças. A proporção sobe para os 95 por cento junto dos católicos praticantes, e está nos 62 por cento entre os não praticantes.
Pais e avós entendem que essa transmissão é mais importante quando as crianças são pequenas. Parale-lamente, quase dois terços dos inquiridos interroga-se sobre o tipo de valores que se deve transmitir às suas crianças.
O mensário Europe Infos, da Comissão dos Episcopados da UE (COMECE), também dedica este mês um artigo à "instrução religiosa nas escolas na Europa", declarando que o desaparecimento do conhecimento sobre o Cristianismo na sociedade europeia provocaria «a falta de compreensão da nossa própria cultura».
O desaparecimento eminente do conhecimento religioso leva a COMECE a interrogar-se sobre as formas de travar essa tendência, levando a um conhecimento do Cristianismo como «religião directriz da Europa».
As modalidades de um ensinamento que proponha o conhecimento de conteúdos fundamentais das religiões na Europa esteve em discussão no passado mês de Abril, num Congresso de comunidades religiosas e Organizações Não-Governamentais em Estrasburgo. O debate não está encerrado, mas a COMECE considera que empurrar a disciplina de Religião para as margens do horário escolar «é uma degradação da instrução religiosa, equiparando-a a uma actividade de lazer».

3 comentários:

Anónimo disse...

Great work!
[url=http://bwqzfryj.com/pyzb/cqtx.html]My homepage[/url] | [url=http://ndonxaqw.com/slcs/gzfe.html]Cool site[/url]

Anónimo disse...

Good design!
My homepage | Please visit

Anónimo disse...

Well done!
http://bwqzfryj.com/pyzb/cqtx.html | http://pbupuueg.com/sohn/yjjk.html